Profilaxia e Prevenção da Demência

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Nesta publicação irei informar estratégias possíveis para reduzir o risco de demência, especialmente naqueles em que existe história familiar da mesma.

Medidas Gerais:

- Álcool - consumo ligeiro a moderado (sobretudo vinho tinto), em idade avançada, está associado a risco reduzido de Alzheimer e de Demência Vascular.

- Excesso de peso, na meia-idade, aumenta o risco de demência.

- Actividade física e exercício aumentam, modestamente, a capacidade cognitiva, por mais de 2 anos.

-Tensão arterial alta ou baixa está associada a declínio cognitivo mais rápido, em doentes com Demência de Alzheimer.

-Colesterol baixo protege contra demência - a toma de estatinas por pessoas com colesterol elevado, antes da instalação de D. de Alzheimer, reduz substancialmente o seu risco.

-Diminuição do risco de D. de Alzheimer em pessoas que consomem, pelo menos, 3 sumos naturais de fruta, numa semana.

- Níveis aumentados de Ácido Fólico diminuem o risco de demência (os alimentos ricos em ácido fólico são as verduras de folha verde, legumes, como espinafre e alface, frutos secos e grãos integrais como a noz, caju, amêndoa e amendoim - Atenção: o ácido fólico é perdido com a cozedura dos alimentos!).

- Não ter Diabetes - com diminuição do declínio cognitivo.

- Beber 3 a 5 copos de chá ou café, por dia, na meia-idade, está associado a diminuição do risco de Alzheimer, em 65%.

- Comer peixe, pelo menos, 1 vez por semana, tem redução do risco de desenvolver de D. Alzheimer em 60%.

- Consumo de Vitamina E com origem alimentar (sem benefício apurado com suplementos), cujas fontes são sementes oleosas (sobretudo de girassol), frutos secos, cereais integrais, peixes oleosos (como salmão e sardinha), vegetais verde-escuros e gordurosos, e óleos vegetais.

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