Insónias - Higiene do sono

16:45

Não há saúde mental, ou física, sem sono de boa qualidade.
Cada indivíduo tem necessidades diferentes mas, em média, necessitamos de dormir entre 7-8 horas por noite.
Como se vê, na nossa realidade, vivemos numa sociedade que toma comprimidos para dormir e café para se manter acordado, esquecendo que, também parte de nós, a capacidade para manter este equilíbrio, sem recorrer a estupefacientes.

Neste vídeo, podemos ver as consequências da privação do sono, e as suas fases:




Hábitos que devemos praticar para uma melhor qualidade de sono:

  1. Ir para a cama apenas quando sente sono
  2. Deitar a um horário regular e constante, com mínimas variações e dormir aproximadamente o mesmo número de horas todas as noites (mesmo ao fim-de-semana)
  3. Praticar actividades relaxantes antes de dormir, como ouvir música calma, fazer uma massagem, tomar um banho quente e beber uma bebida quente num dia frio, entre outros.~
  4. Criar um anbiente agradável e confortável no quarto
  5. Evitar dormir sestas
  6. Evitar actividades estimulantes antes de ir dormir, como usar aparelhos electrónicos (TV, telefone e computador), ou actividades causadoras de stress, como problemas de trabalho.
  7. Não tomar bebidas estimulantes, como café, álcool e tabaco, 6 horas antes de se deitar
  8. Não ir para a cama com fome ou após ingerir refeições copiosas
  9. Não fazer exercício físico intenso nas 6 horas antes de se deitar
Apesar de medidas simples, podem fazer toda a diferença no ganho de maior qualidade de sono e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

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